Algarve. Um milhão de euros para sensibilização sobre seca

As ações de âmbito educativo vão decorrer até novembro de 2025

O Governo vai aplicar um milhão de euros, provenientes do Fundo Ambiental, em ações de sensibilização da população do Algarve para fomentar um uso eficiente da água, no âmbito do combate à seca.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o Ministério do Ambiente e da Energia adianta que a implementação das ações ficará a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da empresa Águas do Algarve, prolongando-se até 2025.

O Algarve é uma das regiões do país mais afetadas pela seca e a expectativa do Governo é que este investimento de um milhão de euros faça “uma diferença significativa na gestão dos recursos hídricos da região”, refere o ministério.

A verba, proveniente do Fundo Ambiental e destinada a ações de sensibilização da população, “é fundamental” para ajudar a “mudar comportamentos e promover um uso eficiente dos recursos hídricos”, que têm vindo a reduzir-se nas reservas da região devido ao cenário de seca que afeta o Algarve.

“Com um investimento de um milhão de euros, provenientes do Fundo Ambiental, esta iniciativa visa promover a consciencialização da população e da economia regional sobre a importância da gestão eficiente dos recursos hídricos, particularmente num contexto de crescente escassez”, lê-se no comunicado, citado pela agência Lusa.

Estão previstas no âmbito do protocolo celebrado com o Fundo Ambiental um conjunto de ações e campanhas de sensibilização nas escolas, a produção de materiais informativos para a população e a organização de eventos. 

As ações de âmbito educativo vão decorrer até novembro de 2025, envolver cerca de 1.500 participantes, entre alunos, professores e voluntários de 10 escolas algarvias e contar com a colaboração de 20 entidades públicas e privadas.