O Governo anunciou, esta quarta-feira, que Maria Luís Albuquerque é o nome que será proposto para comissária europeia.
“Deposito nela toda a confiança e toda a esperança”, afirmou o primeiro-ministro, em declaração aos jornalistas.
“Este é um processo que vimos tratando com discrição e recato desde antes das eleições europeias de junho. A doutora Maria Luís Albuquerque é uma personalidade de reconhecido mérito académico, profissional, político e cívico. Desempenhou, entre outras, as atividades de docente universitária, secretária de Estado do Tesouro, ministra do Estado e das Finanças, deputada na Assembleia da República, além de várias funções no setor público, privado e social. Acumulou ainda durante vários anos uma vasta e interessante experiência junto das instituições europeias e muito junto também dos seus protagonistas”, afirmou Luís Montenegro.
Maria Luís Albuquerque, continuou, “é detentora de qualidades e competências extraordinárias que vão seguramente enriquecer a Comissão Europeia e prestigiar Portugal, mas que vão, sobretudo, estar ao serviço dos europeus”.
“Numa altura em que entramos num novo ciclo da União Europeia, vocacionado para o estímulo do mercado interno, a competitividade da União Europeia, a definição de um novo quadro plurianual financeiro, a que se juntam desafios enormes nas áreas da segurança e defesa, bem como novos horizontes no alargamento da UE, é importante que cada Estado-membro disponibilize alguns dos seus melhores para trabalhar a bem de todos europeus”, disse ainda.