Cinema e vaidades na montra de Veneza

O certame abriu com Beetlejuice Beetlejuice, um verdadeiro festival de criatividade, fantasmagoria e humor negro servido por Tim Burton.

Enquanto os turistas passeiam com água pelos tornozelos na Praça de Marcos, a vizinha ilha do Lido, famosa pelos seus hotéis de luxo, acolhe uma concentração impressionante de estrelas. Brad Pitt (que apresentou a nova namorada, Ines de Ramón), George Clooney, Nicole Kidman, Almodóvar, Richard Gere, Lady Gaga, Jude Law, Adrian Brody, Angelina Jolie, e mais uns quantos suspeitos do costume, que ali acorreram para participar na 81.ª edição do Festival de Cinema. A diva Isabelle Hupert é a presidente do júri.

O certame abriu com Beetlejuice Beetlejuice, um verdadeiro festival de criatividade, fantasmagoria e humor negro servido por Tim Burton.

Outro dos destaques vai para o filme de Jon Watts, Wolfs, com Clooney e Brad Pitt, que receberam uma ovação de quatro minutos (ao ponto de o The Guardian perguntar: «estarão as ovações em festivais de cinema a ficar fora de controlo?»). Em Maria, do chileno Pablo Larraín, Jolie veste a pele de Maria Callas, ‘la primadonna assoluta’.

Obviamente, o festival não é apenas uma montra de cinema, é também um grande desfile de vaidades. Fiel a si mesmo, Almodóvar posou de fato cor-de-rosa entre uma Julianne Moore de vestido dourado e uma Tilda Swindon de look andrógino e inexpressivo. E Lady Gaga aproveitou para exibir o cachucho de noivado com um vistoso diamante. O festival termina amanhã.