O Presidente dos EUA anunciou esta quinta-feira um aumento da ajuda militar à Ucrânia, com mais de sete mil milhões de euros e novas munições de longo alcance. O homólogo ucraniano já agradeceu.
“Anuncio um aumento da assistência de segurança à Ucrânia e uma série de ações adicionais para ajudar esse país a vencer esta guerra”, explicou Joe Biden num comunicado, antes de uma reunião com Volodomyr Zelensky.
No entanto, Biden nada disse sobre a autorização pedida por Kiev para poder disparar mísseis de longo alcance fabricados nos EUA em direção à Rússia.
“Vamos utilizar esta ajuda da forma mais eficaz e transparente para alcançar o nosso principal objetivo comum: a vitória da Ucrânia, uma paz justa e duradoura”, afirmou Zelensky após o anúncio de Biden.
O presidente ucraniano sublinhou a importância das baterias Patriot que Biden prometeu à Ucrânia, bem como dos outros meios de defesa aérea e da nova assistência nos drones, mísseis de longo alcance e munições ar-terra que os EUA irão enviar para Kiev.