O Presidente da República tem prevista uma visita de Estado aos Países Baixos entre 9 e 12 de dezembro. A informação consta de uma carta enviada ao Parlamento com data de sexta-feira, na qual Marcelo Rebelo de Sousa pede assentimento para esta deslocação e também a indicação dos deputados que o poderão acompanhar nessa visita de Estado.
Os reis dos Países Baixos estiveram em Portugal em visita de Estado em outubro de 2017, a convite do chefe de Estado. O Presidente da República visitou Haia em fevereiro de 2022, para uma exposição da pintora Paula Rego. Nessa ocasião foi recebido pelo monarca Willem-Alexandre no Palácio Real Huis ten Bosch.
Esta será a 20.ª visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa, que recentemente adiou uma deslocação à Estónia, também em visita de Estado, prevista para entre 7 e 10 de outubro, tendo em conta as negociações orçamentais.
As suas anteriores visitas de Estado foram a Moçambique, Suíça e Cuba, em 2016, Cabo Verde, Senegal, Croácia, Luxemburgo e México, em 2017, São Tomé e Príncipe, Grécia, Egito e Espanha, em 2018, Angola, China, Costa do Marfim e Itália, em 2019, Índia, em 2020, Irlanda, em 2022, e Bélgica, em 2023.
Há sete anos, quando recebeu os reis dos Países Baixos em Portugal, o Presidente da República manifestou-se expectante de que essa visita — que coincidiu com uma missão empresarial centrada no setor aeronáutico e nas energias renováveis — contribuísse para dar um “novo impulso” nas relações bilaterais, especialmente no plano económico.
Marcelo Rebelo de Sousa referiu que, em termos políticos, os dois países convergem “em temas essenciais, como a agenda 2030, os oceanos, as alterações climáticas, as migrações, a segurança e a defesa, a pertença à União Europeia e à NATO, o multilateralismo, a cooperação, os direitos humanos”.