Liga dos Campeões. Jogar para ganhar

A Liga dos Campeões está de volta esta semana, com Sporting a defrontar o Sturm Graz na Áustria e o Benfica a receber o Feyenoord. É importante pontuar, já que os próximos jogos são a doer.

Vai ser uma semana em cheio para o futebol português com as cinco equipas nas três frentes europeias. Se na Liga dos Campeões o Sporting e o Benfica conseguiram resultados positivos, nas duas primeiras jornadas, na Liga Europa, o FC Porto e Braga tropeçaram e, na Liga Conferência, o Guimarães começou com uma vitória folgada.


O Sporting defronta hoje (20h00) o Sturm Graz, na Áustria com o objetivo de melhorar a 12.ª posição que ocupa neste momento na Liga dos Campeões. As duas equipas defrontaram-se a época passada na Liga Europa com duas vitórias dos leões, cinco golos marcados e um sofrido, e Viktor Gyökeres a marcar nas duas partidas. Rúben Amorim aproveitou o jogo da Taça de Portugal frente ao Portimonense (2-1) para apostar em dois jogadores da formação (Bruno Ramos e Lucas Taibo) e, assim, poupar os centrais para a partida de hoje frente ao líder do campeonato austríaco.


Na Europa, o Sturm Graz está na zona de eliminação depois das derrotas com o Brugge (0-1) e Brest (1-2), dois clubes de segundo plano do futebol europeu, e procura mudar a imagem deixada ultimamente: “Precisamos de transformar as boas exibições em pontos. Somos uma equipa inexperiente a este nível, por isso temos de aprender no decorrer da competição e tentar melhorar jogo a jogo”, disse o avançado Mika Biereth.


O Sporting perdeu apenas um dos últimos dez jogos nas competições da UEFA (cinco vitórias e quatro empates) e vencer hoje é fundamental, uma vez que as próximas duas jornadas são de elevado risco. É verdade que o Sporting joga em Alvalade, só que os adversários são o Manchester City (5 de novembro) e o Arsenal (26 de novembro), que ocupam os primeiros lugares da Premier League esta época. O futebol não tem impossíveis, mas há tarefas bem mais fáceis, até porque a equipa de Pep Guardiola vai querer recuperar fora os dois pontos perdidos em casa com o Inter Milão.


O Benfica recebe o Feyenoord amanhã (20h00) com o pensamento na vitória, resultado que deixaria os encarnados com nove pontos. Após as duas primeiras jornadas, o Benfica está na terceira posição com seis pontos com as vitórias em casa do Estrela Vermelha (2-1) e, na Luz, sobre o Atlético Madrid (4-0). Marcar pontos nesta jornada é fundamental já que a seguir o Benfica joga em casa do Bayern Munique (6 de novembro) e no Mónaco (27 de novembro). Se as contas da UEFA não falharem, nove pontos dariam um lugar entre o 9.º e o 24.º lugar, ou seja, no playoff de acesso aos oitavos de final. Antes de a competição começar, os especialistas do futebol europeu afirmaram que é necessário 15 pontos para ficar no oitavo lugar e que oito pontos são suficientes para disputar o playoff.

“Ainda não era nascido” O Feyenoord ocupa o 22.º lugar com três pontos; foi a Girona ganhar (3-2) – há 22 anos que não vencia fora para a Liga dos Campeões – mas foi goleado (0-4) em casa pelo Leverkusen, o que motivou o seguinte comentário do Antoni Milambo: “A última vez que ganhámos fora nesta competição eu ainda não tinha nascido”. As duas equipas defrontaram-se na Eusébio Cup 2024 com uma goleada do Benfica (5-0), só que muita coisa mudou desde julho. O histórico entre os dois clubes é favorável ao Benfica, que tem duas vitórias um empate e uma derrota em eliminatórias da Taça dos Clubes Campeões Europeus (quartos de final 1971/72 e meias-finais 1962/63), em ambas o Benfica foi apurado.


A principal competição de clubes entra numa fase importante, sobretudo para as equipas que perderam pontos nas duas primeiras jornadas. Voltar a falhar esta semana pode colocar em causa um lugar nos oito primeiros e o consequente apuramento para os oitavos de final como cabeça de série no sorteio.


A jornada desta semana tem grandes jogos, caso do Real Madrid-Borussia Dortmund, que reeditam a final da época passada (2-0). As duas equipas chegam a este jogo com uma pressão diferente, o Real Madrid perdeu com o Lille (0-1), encerrando uma série de 14 jogos sem perder nesta competição – “temos de aprender com os nossos erros e melhorar”, observou o técnico dos “merengues” Carlo Ancelotti, já o Dortmund goleou o Celtic (7-1).

A missão de Paulo Fonseca Outro jogo para seguir com atenção é o Barcelona-Bayern Munique, sobretudo depois da surpreendente derrota dos alemães no campo do Aston Villa (0-1), que terminou com a invencibilidade do Bayern na Liga dos Campeões após 41 jogos (37 vitórias e quatro empates). Outra equipa em apuros é o Milan, treinado por Paulo Fonseca. Perdeu em casa com o Liverpool (1-3) e em Leverkusen (0-1), e vai querer fazer os primeiros pontos frente ao Brugge, só que os indicadores não são os melhores, pois venceu apenas dois dos últimos 11 jogos nesta competição. A equipa belga venceu o Sturm Graz e o treinador Nicky Hayen espera um Milan ambicioso: “Ainda não pontuaram, por isso o próximo jogo será difícil, um jogo de tudo ou nada. Mas no futebol, tudo pode acontecer”.


Até ao momento foram marcados 115 golos, com uma média de 3,2 golos/jogo. O Dortmund é a equipa mais concretizadora com 10 golos e tem a melhor defesa, um golo sofrido, tal como o Benfica, Liverpool e o surpreendente Brest. Harry Kane (Bayern Munique) é o melhor marcador da prova com quatro golos.

Liga Europa A participação portuguesa na segunda competição da UEFA começa amanhã com o Braga a receber o Bodo Glimt (15h30), que derrotou o FC Porto na primeira jornada. Os bracarenses ocupam a 20.ª posição na tabela depois do triunfo sobre o Maccabi Tel Aviv (2-1) e da derrota com o Olympiacos (0-3), e estão em lugar de apuramento para o playoff. Esta competição tem um formato idêntico à Liga dos Campeões, com uma fase de liga e playoff que apura as 16 equipas para os oitavos de final.


O FC Porto começou mal a sua participação europeia com uma derrota inesperada com o Bodo Glimt (2-3) e empate caseiro com o Manchester United (3-3), e está na 24.ª e última posição de acesso ao playoff. Na quinta-feira, os azuis e brancos recebem o Hoffenheim (20h00), os alemães venceram o Dinamo Kiev (2-0) e empataram com o Midtjylland (1-1). As equipas portuguesas vão querem ganhar até porque estão fora do apuramento direto. Destaque para o reencontro entre José Mourinho, treinador do Fenerbahçe, e o Manchester United, de Bruno Fernandes e Diogo Dalot. O United está mais pressionado pois tem apenas dois pontos, contra quatro dos turcos. Na Liga Conferência, o Guimarães defronta, quinta-feira (17h45), os suecos do Djurgården, que na primeira jornada empataram em casa do Lask (2-2).