Um grupo de cidadãos vai apresentar queixa contra André Ventura e Pedro Pinto pelas declarações polémicas que fizeram recentemente sobre o caso de Odair Moniz, morto pela PSP.
De acordo com o Diário de Notícias, entre os subscritores da queixa, encontra-se a ex-ministra da Justiça Francisca Van Dunem.
Recorde-se que o líder do Chega defendeu que o agente da polícia que matou Odair Moniz deveria ser condecorado e, por sua vez, Pedro Pinto, líder parlamentar do Chega, disse que se os polícias disparassem mais para matar o país estaria mais ordem.
Com estas declarações, diz o grupo, poderão estar os crimes de instigação à prática de crime, apologia da prática de crime e incitamento à desobediência coletiva.
“Atingiu-se um limite. Nenhum democrata pode deixar de se indignar com estas declarações. A minha consciência obriga-me a tomar uma atitude em relação a quem se aproveita deste clima para fazer apelos ao ódio e a mais violência. Vou subscrever a queixa, que espero que seja subscrita pelo maior número possível de pessoas”, disse a ex-ministra da Justiça, ex-ministra da Administração Interna e ex-Procuradora-Geral da distrital de Lisboa Francisa Van Dunem.