Empresas estrangeiras mostram confiança no mercado chinês

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Um número recorde de cerca de 3.500 expositores de 130 países e regiões estão a participar na 7.ª edição da Expo Internacional de Importação da China (CIIE, na sua sigla em inglês), que decorre em Xangai até ao próximo domingo (dia 10). Entre os participantes, estão três centenas das 500 maiores empresas mundiais.

Vários administradores de empresas estrangeiras elogiaram a consolidada realização do evento nos últimos anos, referindo que a CIIE “injeta um impulso para o mundo compartilhar as oportunidades de desenvolvimento da China, além de aumentar sua confiança em explorar o mercado chinês”.

Por exemplo, o CEO da empresa japonesa Shiseido, Toshinobu Umezu, afirmou: “Ao participar da CIIE nos últimos anos, sentimos plenamente o poderoso efeito indireto que esta plataforma tem gerado. Depois de trazermos para cá as nossas novas tecnologias, novas marcas e novos produtos, os consumidores passaram a conhecê-los melhor”.

Por seu turno, o Vice-presidente da multinacional Nestlé na China, Fang Juntao, afirmou que este país “é sempre um terreno fértil para investimentos estrangeiros”. E o Presidente da Medtronic, Alex Gu, referiu que “dispomos de oportunidades ilimitadas no mercado chinês e  através da CIIE aprofundamos as nossas relações amistosas com vários círculos sociais”.

O Vice-presidente da Merck, Marc Horn, sublinhou que as novas forças produtivas na China não só contribuem para o desenvolvimento saudável e de longo prazo da economia chinesa, mas também injetam nova vitalidade no processo de globalização e na onda de desenvolvimento científico e tecnológico.

E a Presidente da Boston Scientific, June Chang, destacou: “Com esta exposição, sentimos ainda mais o entusiasmo pela inovação no mercado chinês e estamos mais determinados a aumentar o investimento na China”.

Dados estatísticos mostram que nas primeiras seis edições da CIIE, foram estreados cerca de 2.500 novos produtos, tecnologias e serviços, e assinados acordos no valor de 420 mil milhões de dólares (cerca de 391 mil milhões de euros). Este êxito criou um amplo espaço para o desenvolvimento de empresas multinacionais no mercado chinês.