Desenvolvido em parceria com a Toyota Gazoo Racing World Rally Team, o GR Yaris de três portas herda os conhecimentos adquiridos no mundial de ralis. Essa identidade estava bem vincada no modelo de 2020, mas agora a imagem desportiva foi reforçada com o novo para-choques frontal com grelha metálica e imponentes entradas de ar para arrefecimento do radiador e intercooler e novo para-choques e assinatura luminosa na traseira. Estas alterações juntam-se a outros detalhes invulgares como o tejadilho em carbono, capot, portas e tampa da bagageira em alumínio, spoiler traseiro, jantes de 18 polegadas e difusor traseiro com duas ponteiras de escape.
O ambiente interior é vincadamente desportivo e inspirador para andar depressa. Como novidades temos a vistosa instrumentação digital, que substitui os indicadores analógicos, e o banco do condutor mais baixo para uma melhor posição de condução. Este modelo de quatro lugares oferece algumas mordomias na versão Legend, caso dos bancos desportivos em couro e Alcântara com excelente apoio lateral, ar condicionado automático bi-zona, sistema de infoentretenimento compatível com o Apple Carplay e Android, cruise control adaptativo, comandos multimédia no volante e sensores de luz e chuva, entre outro equipamento.
A nível mecânico, podemos dizer que foi transferida tecnologia da competição para o carro de estrada. A potência aumentou para 280 cv (+ 19 cv) e o binário subiu para 390 Nm (+ 30 Nm), o mesmo é dizer que o “poder de fogo” do pequeno motor de três cilindros 1.6 turbo (1,8 bar) aumentou significativamente. Mostra um enorme fôlego a baixa rotação, podemos andar às 1.000 rpm, em 6.ª velocidade, sem o motor se engasgar. Quando pisamos o acelerador a fundo a resposta é brutal, isso é especialmente sentido quando andamos no modo Sport. Existem outros dois modos de condução: o Eco, para uma condução confortável e económica, e o Normal, que oferece um compromisso entre suavidade e temperamento vivo. As performances são dignas de um desportivo compacto: velocidade máxima de 230 km/h e 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos, o consumo anunciado é de 9,5 l/100 km, naturalmente que numa condução rápida o consumo sobe para 13,4 litros.
A suspensão recebeu novas molas e amortecedores, o que veio aumentar a rigidez estrutural e melhorar a estabilidade a alta velocidade e agilidade em zonas lentas. Experimentámos o GR Yaris em pista e pudemos comprovar as qualidades dinâmicas, sobretudo quando aumentámos o ritmo. Qualquer condutor fica impressionado com o potencial do carro pela eficácia da tração integral, agilidade e resposta do motor. O condutor mais experiente que explore o carro ao máximo facilmente chega à conclusão de que é brilhante quando se anda no limite.
A eficácia nas curvas de muito apoio deve-se à magnifica tração integral GR-FOUR – o sistema deriva da transmissão que está no Yaris Rally 1 de ralis – que distribui a potência entre o eixo dianteiro e traseiro e garante excelente motricidade. A transmissão integral tem uma nova gestão eletrónica que modifica a distribuição da potência pelos dois eixos: no modo Normal, a repartição é de 60/40, em Gravel é de 53/47. Para melhor se compreender o potencial do GR Yaris devemos selecionar o modo Track, com uma repartição varia entre 60/40 e 30/70, que deixa o carro com reações mais vivas e pede uma condução apurada. Nessa configuração há uma tendência para a traseira escorregar, o que torna a condução bastante divertida. Qualquer condutor experiente controla facilmente o efeito sobrevirador com o volante e acelerador.
A direção é direta e dá um bom feeling da condução. A caixa de seis velocidades com relações curtas é um mimo, dá gosto trocar de mudanças especialmente numa condução desportiva. Este GR Yaris GR tem tudo o que um desportivo deve ter, até uma travagem poderosa.
O GR Yaris está equipado com as mais recentes tecnologias Toyota Safety Sense, incluindo Sistema Pré-Colisão com assistência na direção, que antecipa potenciais perigos e ajuda a evitar e mitigar os feitos de uma colisão.
Por 58.000 euros consegue-se ter uma pequena ideia daquilo que os melhores pilotos do mundo de ralis sentem ao volante de um dos melhores da atualidade. E quando isso acontece, o preço passa para segundo plano, não é por acaso que 48% das vendas do GR Yaris seja como segundo carro.