Mais de 24 mil alunos abrangidos pela operação Estrada Segura nas escolas

877 ações de sensibilização envolveram 607 agentes.

Mais de 24 mil alunos de 527 escolas participaram nas ações da PSP dedicadas às consequências da sinistralidade rodoviária, no âmbito da operação Estrada Segura, que envolveu estudantes do 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e secundário.

Em todo o território nacional, foram feitas 877 ações de sensibilização que envolveram 607 agentes da PSP, das Equipas do Programa Escola Segura.

Para a PSP estas ações que abordam temas como a prevenção e segurança rodoviária, sensibilizam e investem na formação de futuros condutores, alertando os mais jovens para os comportamentos de risco e ensina-os a adotar medidas de prevenção.

“Quanto mais precoce for esta intervenção, criando consciencialização, maior será a probabilidade de estes futuros condutores virem a praticar uma condução segura e responsável”, adianta a polícia, em comunicado.

Os principais fatores de risco são, segundo a PSP, a influência do excesso de velocidade e a condução sob a influência do álcool e/ou substâncias psicotrópicas, assim como o uso do telemóvel durante a condução ou a não utilização (ou utilização incorreta) dos cintos de segurança.