Miguel Guimarães, deputado do PSD, sua intervenção na Assembleia da República sobre o 25 de novembro, referiu quea data “selou e garantiu a liberdade conquistada pelo povo português” no 25 de Abril de 1974, e “simboliza o triunfo da moderação sobre o extremismo”.
“O 25 de novembro é uma data que nos deve unir e não dividir, que nos recorda que a dignidade humana não é negociável, uma data que honra Portugal. Ninguém de boa-fé negará que foi o 25 de Novembro que nos possibilitou numa democracia liberal e pluralista, livrando-nos de uma democracia popular, de inspiração marxista”, apontou Guimarães.
“Ao contrário do que alguns poderão insinuar, comemorar o 25 de novembro não é para apoucar ou tentar diminuir o 25 de Abril de 1974, propósito que seria, aliás, sempre absurdo e um exercício condenado ao fracasso” disse ainda.
“O 25 de novembro não foi só mais uma data qualquer: o 25 de novembro possibilitou a concretizou a verdadeira promessa da revolução de abril: a liberdade. Dizer o contrário é sustentar uma narrativa alternativa da história e seguir uma via que o país há muito rejeitou e abandonou”, reiterou o ex-bastonário.