Galp desiste de refinaria de lítio em Setúbal

“o contexto atual e a impossibilidade de contar com um parceiro internacional inviabilizam a prossecução do projeto”

A Galp decidiu abandonar o projeto Aurora para uma refinaria de lítio em Setúbal. Em comunicado enviado esta terça-feira à CMVM, a empresa de energia justificou a decisão depois da desistência da Northvolt e de não ter arranjado outro parceiro.

“A Galp decidiu não avançar com a construção do projeto Aurora”, comunicou o grupo. “Inicialmente uma parceria 50/50 entre a Galp e a Northvolt, esta última comunicou à Galp no início de 2024 a sua decisão de deixar de investir no Aurora”, destacou.

Desde então, “a Galp tem procurado identificar novos parceiros internacionais, mas sem sucesso”, refere o comunicado. O Aurora “está a trabalhar desde 2021 para estabelecer uma fábrica de conversão de lítio em Setúbal, com o objetivo de fornecer a indústria de baterias, aproveitando as reservas de lítio de Portugal”, recordou. 

Segundo a nota da Galp, citada pela agência Lusa, “apesar dos esforços significativos, que incluíram a montagem de uma equipa qualificada, a realização de estudos de engenharia, a preparação de processos de licenciamento e a procura de incentivos e financiamentos, o contexto atual e a impossibilidade de contar com um parceiro internacional inviabilizam a prossecução do projeto”.