O presidente da Câmara de Boticas reagiu com satisfação e afirmou que as conclusões do MP “vêm dar ainda mais força à luta contra a exploração de lítio”
O chefe do Governo falava na fábrica da Toyota Caetano em Ovar
Ministro da Economia defende lítio e hidrogénio, numa entrevista antes das buscas e da queda de Costa.
O ministro da Economia defende a aposta no hidrogénio e lítio (baterias) e admite cenário de recessão técnica.
Neste episódio, o ministro da Economia defende a aposta no hidrogénio e lítio (baterias) e admite cenário de recessão técnica.
“Obviamente apresentei a minha demissão”, comunicou António Costa, que revelou também que não se vai recandidatar ao cargo de primeiro-ministro.
PGR tem o dever de prestar esclarecimentos em vez de espalhar o “alarme social”, defende Presidente da Assembleia da República.
Primeiro-ministro esteve reunido com ‘núcleo duro’ do Governo após primeiro encontro com Marcelo Rebelo de Sousa. Costa voltou agora a Belém.
Nascer do SOL sabe que operação já tem 14 arguidos e decorreu em Montalegre, Boticas, Barcelos, Braga, Porto e Lisboa.
Referências à intervenção do primeiro-ministro serão “autonomamente analisadas no âmbito de inquérito instaurado no STJ”.
Realizadas buscas em ministérios e no gabinete de Vítor Escária.
Encontro demorou cerca de 35 minutos.
Em causa está investigação aos negócios do hidrogénio e do lítio.
Um parecer da Universidade Nova de Lisboa concluiu que, na mina do Romano, é ‘discutível e com fundamento insuficiente’ a justificação para uma refinaria de lítio.
Se hoje o lítio é visto por muitos como um bem essencial, há cerca de 40 anos era um estorvo para os lados de Vila Real. Hoje a história é outra: ‘Há movimentos contra as minas e depois querem iPhones e carros elétricos’, diz analista.
Governo já anunciou seis áreas possíveis de prospeção, mas especialistas admitem ao i que essa área de 1 495 quilómetros quadrados poderá ficar reduzida entre 1 a 3% depois de todos os estudos feitos. Um cenário que, ainda assim, deixa autarcas e ambientalistas à beira de um ataque de nervos.
Segundo Matos Fernandes, o objetivo é “explicar aquilo que é a relevância do lítio, os ganhos económicos que podem resultar da sua exploração e os impactos ambientais”.
O concurso para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio deverá avançar nos próximos 60 dias, anunciou o Governo.
São vários os notáveis arguidos que vão voltar a sentar-se no banco dos réus, num ano em que o impasse nas negociações deverá marcar o ensino. E há que ter em conta várias alterações ambientais, com a aposta nas energias alternativas e no adeus ao carvão.