Complemento Solidário para Idosos sobe para 630 euros a partir de janeiro

Portaria que aumenta o CSI em mais 30 euros foi esta terça-feira publicada em Diário da República.

O Complemento Solidário para Idosos (CSI) aumenta para os 630 euros a partir de janeiro, anunciou esta terça-feira o Ministério do Trabalho, avançando que a portaria que atualiza o valor da prestação em 30 euros já foi publicada em Diário da República.

Segundo os dados do ministério, em outubro deste ano, beneficiavam do CSI 196.946 pessoas, representando uma subida de 46,6% face ao mesmo período do ano passado.

“Esta é a segunda subida do Complemento Solidário para Idosos em poucos meses. Em junho, o CSI tinha já sido atualizado em 50 euros”, recorda o ministério tutelado por Maria do Rosário Palma Ramalho.

E acrescenta que “além dessa subida do valor do CSI, o Governo fez na altura outra alteração relevante: o rendimento dos filhos deixou de ser considerado na atribuição e reavaliação do valor da prestação do CSI”. Assim, os beneficiários do CSI “passaram ainda a poder contar com medicamentos gratuitos, precisando apenas de apresentar a receita médica na farmácia”.

O ministério adianta também que o número de requerimentos entrados para receber o CSI mais do que duplicou entre junho e julho, “respondendo ao aumento do número de potenciais beneficiários”.

E o Governo diz estar comprometido com uma subida do CSI para os 820 euros em 2028, recordando que este é “um apoio em dinheiro pago mensalmente aos idosos de baixos recursos, com idade igual ou superior à idade normal de acesso à Pensão de Velhice do regime geral de Segurança Social”.