Fernando Gomes pode trocar futebol pelo Olimpismo

O ainda presidente da FPF quer manter-se no dirigismo e olha para o COP.

As eleições para a presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP) realizam-se a 19 março de 2025 e já estão a agitar o meio desportivo. O facto de o anterior presidente do COP, José Manuel Constantino, não ter apoiado publicamente nenhum nome deixou caminho livre a vários candidatos, com maior ou menor ligação ao desporto nacional.

Neste momento há quatro candidatos anunciados: Laurentino Dias, antigo secretário de Estado da Juventude e do Desporto dos governos de José Sócrates, Alexandre Mestre, ex-secretário de Estado da Juventude e do Desporto do governo de Pedro Passos Coelho, José Manuel Araújo, atual secretário-geral do COP e que fez parte da direção de José Manuel Constantino em três mandatos, e Jorge Vieira, antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo. Poderá haver outro candidato vindo da área do futebol que dá pelo nome de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

O Nascer do SOL sabe que o dirigente pretende avançar, só que neste momento não tem o apoio de um quarto das federações que representam as modalidades que integram o programa dos Jogos Olímpicos, condição necessária para validar a sua candidatura. Na contagem de “espingardas”, Laurentino Dias e José Manuel Araújo têm o apoio de um grande número de federações pelo seu passado no desporto e não apenas no futebol, e são os candidatos melhor posicionados.

Por essa razão, uma fonte próxima da candidatura de José Manuel Araújo desmentiu categoricamente qualquer tipo de pressão ou disponibilidade para desistir da corrida à presidência do COP, organismo que bem conhece.