Voos no aeroporto atrasados por greve no ‘handling’

Além dos trabalhadores da antiga Groundforce, também os da empresa de handling Portway têm uma greve marcada para o período do Natal e Ano Novo

A greve das empresas de handling Menzies, antiga Groundforce, e Portway provocou atrasos em “alguns voos”. O setor das cargas foi o mais afetado.

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), lembrou pelas 16h30 que o “fluxo de aviação é muito menor esta quarta-feira, dia de Natal. Estão ceca de 10, 11 voos com atraso no aeroporto de Lisboa, devido greve dos trabalhadores da Menzies que prestam assistência em terra ‘handling’ nos aeroportos.

Carlos Oliveira, da direção do SIM acrescentou que a greve está hoje a causar mais impacto no setor da carga, havendo “vários camiões ainda parados”, sem haver previsão de quando serão despachados. A greve, que teve início às 00h00 de dia 22 de dezembro, é efetuada em módulos de duas horas nas entradas e/ou saídas dos turnos.

Na origem do protesto está a ausência de resposta da empresa a questões como a falta de transportes a algumas das horas em que turnos começam e acabam e a exigência de que os trabalhadores paguem o parque de estacionamento quando levam o seu carro.

Além dos trabalhadores da antiga Groundforce, também os da empresa de handling Portway têm uma greve marcada para o período do Natal e Ano Novo.