Abrimos as redes sociais e é quase impossível que não vejamos, de cinco em cinco segundos, a mesma coisa: uma tablete de chocolate de leite com recheio de pistáchio e massa kadayif. Chamam-lhe chocolate do Dubai e é a tendência do momento. Mas atenção: O verdadeiro, criado pela empresa Fix Dessert Chocolatier, apenas pode ser comprado no Dubai ou em Abu Dhabi. Tudo o resto são recriações.
Como se tornou viral é difícil perceber mas hoje em dias as redes sociais fazem bem esse trabalho. Daqui a uns tempos, a febre será outra mas agora é o que temos. E ainda que só em 2025 a sua popularidade tenha atingido o auge, começou a ser falado em 2023 quando a digital influencer gastronómica Maria Veheras publicou no TikTok um vídeo a provar a tablete original.
Era de esperar que tivesse sucesso tendo em conta que o pistáchio está na moda. Pasta de pistáchio, croissants de pistáchio, donuts de pistáchio, gelados de pistáchio… enfim, uma panóplia de alimentos cujo rei é este fruto seco que, diga-se de passagem, não é muito acessível a todas as carteiras. Mas, para quem gosta, vale o investimento.
Por cá, temos muitos desses produtos, e também já temos a tão famosa tablete de chocolate (já lá vamos) mas a verdadeira vem mesmo do Dubai. Só o visual já é apelativo. Como se costuma dizer, os olhos também comem. Este chocolate tem um visual atrativo com padrões coloridos. Pelo menos no original, as versões vão mudando. Um dos seus elementos mais marcantes é o recheio verde, que nada mais é que uma cremosa mistura de pistáchio combinada com kataifi – fios muito finos e crocantes de massa, típicos da cozinha oriental. Nas redes sociais é muito apresentado em vídeos de ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response – Resposta Sensorial Autónoma do Meridiano em português – e é usada para descrever a agradável sensação de relaxamento que algumas pessoas sentem ao ouvir determinados sons estimulantes) pelo som crocante que faz ao partir e mastigar.
A corrida às lojas e aos supermercados
Uma das primeiras empresas a trazer esta sua versão do chocolate do Dubai para Portugal foi a Lindt. À venda por cerca de 10 euros, não dura muito nas prateleiras e chega a esgotar em 40 minutos na loja do Centro Comercial Colombo.
Depois chegou o Lidl com a sua versão e com uma tablete pelo preço de 4,99 euros. Anunciada a sua chegada com pompa e circunstância – e tendo em conta que muitos famosos e influenciadores tiveram acesso a estas relíquias e se mostraram ao público a prová-las antes de saírem em loja – fizeram-se filas um pouco por todo o país à porta deste supermercado para conseguir comprar. Mas nem todos conseguiram e, muitos dos que conseguiram, foi a pensar no negócio.
Mas não é só. O Pingo Doce veio logo atrás com a sua versão (2,99€). E a loja Normal também já os tem à venda.
Pois é, a especulação chegou ao chocolate do Dubai e não foram precisas muitas horas para que plataformas como a Vinted ou o OLX mostrassem anúncios de várias tabletes desses mesmos chocolates a preços muito acima daqueles que estão a ser praticados no mercado. A verdadeira lei da oferta e da procura. E o problema é que durante alguns dias, alguns desses anúncios iam desaparecendo. Das duas uma: ou o vendedor se arrependeu ou realmente conseguiu vender o produto.
A febre e a loucura estão instaladas, mas há solução para quem não conseguiu ainda comprar uma barra do chocolate do Dubai. É que as redes sociais ensinam tudo, não é verdade? Então pois que também já existem vários vídeos de como ter um chocolate do Dubai homemade. Nada como experimentar.
Por cá ainda não chegámos a essa ‘loucura’ mas, em França, por exemplo, a cadeira Carrefour já usa embalagens de plástico com alarme a proteger estes chocolates.
E, claro, é tão viral que o marketing não perdoa. Entidades como a PSP ou a GNR já pegaram no tema para ‘brincar’ com os seguidores nas suas redes sociais. A quem se junta, por exemplo, a Control.
Agora é esperar pelos próximos episódios e ver até onde é que a febre pelo chocolate do Dubai chega. Mas pela quantidade de ‘imitações’ que invade o mercado, qualquer dia está acessível a todos.