Mário Machado, líder do grupo 1143, foi detido pela PSP, esta sexta-feira, perto do Martim Moniz, em Lisboa, após confrontos entre apoiantes dos grupos de extrema-direita e manifestantes anti-fascistas.
Os confrontos físicos incluíram o arremesso de objetos, como garrafas de vidro, e obrigaram à intervenção musculada da polícia, para tentar dispersar as pessoas e acalmar os ânimos.
Antes da detenção de Mário Machado, também o líder do partido Ergue-te, Rui Fonseca e Castro, tinha sido algemando e levado pela polícia, assim como um outro homem.
A PSP avisou o ex-juiz de que estava a incorrer num crime de desobediência e Rui Fonseca e Castro disse que só sairia do local algemado, o que viria a acontecer.