População portuguesa aumentou em 2024

Crescimento não reflete um rejuvenescimento da população.

A população residente no país atingiu, a 31 de dezembro de 2024, os 10.749.635 indivíduos, o que representa um acréscimo de 109.909 pessoas face a 2023. Este é o sexto ano consecutivo de crescimento populacional, sendo o segundo com maior aumento absoluto neste período, revela a Pordata no Dia Mundial da População.

No entanto, de acordo com o mesmo estudo, o crescimento não reflete um rejuvenescimento da população: «Verificou-se uma redução no número de jovens com menos de 15 anos, enquanto os restantes grupos etários registaram aumentos. Paralelamente, o número de nascimentos voltou a diminuir e as mulheres continuam a adiar a maternidade: em 2024, a idade média ao nascimento do primeiro filho aumentou para 30,3 anos».

Também as dinâmicas populacionais apresentam grandes variações em termos territoriais: «Apesar de, tradicionalmente, os municípios do litoral apresentarem um menor envelhecimento demográfico e maiores taxas de crescimento populacional, os dados de 2024 revelam exceções relevantes no interior do país. É o caso de Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, Arraiolos, Alter do Chão e Tarouca, que apresentaram crescimentos demográficos em sentido contrário à tendência das respetivas sub-regiões».