Alunos continuam sem saber notas dos exames do 9.º ano

Resultado vale 30% para a nota final. Alunos não podem passar de ano com negativa a Português e Matemática.

As notas do exames de Matemática e de Português dos alunos do 9.º ano ainda não foram afixadas, sendo que faltam apenas dois dias para começar a segunda fase.

Às 11h45 desta quarta-feira, segundo a agência Lusa, as escolas continuavam a aguardar a chegada dos resultados das provas nacionais do ensino básico, que deveriam ter sido divulgadas na terça-feira.

O ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) justificou o atraso apontando “dificuldades técnicas” na correção das provas,  feitas em formato digital, mas garantiu que resultado seriam conhecidos hoje.

O presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) sublinhou, em declarações à agência Lusa, que “está quase a terminar o prazo para os alunos se inscreverem para a 2.ª fase”.

O resultado destes exames tem um peso de 30% na nota final e pode, nalguns casos, implicar a não transição de ano de alguns alunos, uma vez que não podem passar para o 10.º ano com negativa a Português e Matemática.

Caso os alunos chumbem, podem inscrever-se na 2.ª fase, mas o prazo de inscrição também está a chegar ao fim e a data das provas é em breve, esta sexta-feira realiza-se a de Português e na próxima terça-feira a de Matemática.