Políticos a banhos

O Algarve continua a ser, de resto, o retiro de veraneio da esmagadora maioria dos políticos portugueses

Luís Montenegro vai interromper as suas férias em família no Algarve, a partir do final da tarde de hoje e até logo à noite, para participar na tradicional festa de Verão do PSD, que historicamente era no Pontal (em Faro) mas passou a ser em Quarteira.

O primeiro-ministro tem estado a banhos na praia do Ancão, entre Vilamoura e a Quinta do Lago.

O Algarve continua a ser, de resto, o retiro de veraneio da esmagadora maioria dos políticos portugueses, a começar pelo Presidente Marcelo, que nos últimos anos tem optado pelas praias da zona mais oriental do sotavento algarvio, com preferência por Monte Gordo.

André Ventura, do Chega, e os novos líderes do PS, José Luís Carneiro, e da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, também preferem os areais e as águas mais quentes dos Algarves.

Já a extrema esquerda, de Paulo Raimundo a Mariana Mortágua, opta por destinos alternativos.

Os locais de eleição para os candidatos presidenciais Henrique Gouveia e Melo e António José Seguro carregarem baterias para a corrida a Belém que está para vir deverão continuar a ser no Alentejo (onde o almirante tem casa de família) e na costa alentejana (o antigo secretário-geral socialista é um incondicional de Porto Corvo). Já Luís Marques Mendes não deverá fugir da ‘sua’ Vilamoura de sempre.  

Ainda antes das presidenciais, vamos ter já em outubro eleições autárquicas e, nas vésperas, a apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2026. Por isso, nem o Governo nem as máquinas partidárias podem desligar os motores e as férias dos políticos, este ano, vão ser necessariamente mais curtas.