O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou, esta segunda-feira, não ver obstáculos ao reconhecimento português do Estado da Palestina e prometeu novidades para a próxima semana.
“Neste momento está concluído o processo de audição dos grupos parlamentares na Assembleia da República. Terei ainda que falar mais uma vez, eu e o senhor primeiro-ministro, com o senhor Presidente da República”, disse, após um encontro, em Londres, com a homóloga britânica, Yvette Cooper.
“Até agora não há nenhum facto que vá interferir nesse caminho para o reconhecimento”, adiantou, acrescentando que “terá desenvolvimentos para a semana”.
Rangel confirmou que o assunto foi discutido com a homologa britânica, pois o Reino Unido também está a ponderar o reconhecimento na Assembleia-Geral da ONU, no final do mês em Nova Iorque.
“Nós estivemos sempre [em] sintonia, nomeadamente com a França, o Luxemburgo e a Bélgica, ao longo deste ano e meio” e também com o Reino Unido, “a ponto de o ministro dos Negócios Estrangeiros na altura [David Lammy] nos ter informado previamente daquela que seria a decisão que o Governo inglês iria tomar no dia seguinte”, sublinhou.