Portugal pode garantir hoje o apuramento para o Mundial 2026

Seleção tem de vencer a Hungria, logo ao final da tarde, e esperar que a Arménia não vença amanhã na visita à República da Irlanda.

Portugal tem, esta terça-feira, a oportunidade de garantir, à quarta jornada, a qualificação mais rápida de sempre para um Campeonato do Mundo. Para isso, tem de vencer a Hungria, no jogo às 19h45 no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e esperar que a Arménia não vença amanhã na visita à República da Irlanda.

Caso se confirme o apuramento, será a nona presença portuguesa em Mundiais — e a sétima consecutiva —, um feito que poderá tornar Roberto Martínez no oitavo selecionador a apurar Portugal, e o terceiro estrangeiro, depois dos brasileiros Otto Glória (1966) e Luiz Felipe Scolari (2006).

A seleção nacional lidera o Grupo F com 9 pontos, mais cinco do que a Hungria, e poderá igualar o melhor arranque de sempre numa qualificação para Mundiais (quatro vitórias seguidas), tal como aconteceu rumo ao Mundial de 1966.

Cristiano Ronaldo também pode entrar na história, caso marque e se torne o melhor marcador de sempre nas fases de qualificação para Campeonatos do Mundo.

Portugal tem um histórico amplamente favorável frente à Hungria: em dez jogos oficiais, soma nove vitórias e um empate — incluindo três triunfos por 3-0 em solo nacional.