Um turista norte-americano, de 35 anos, morreu, e outro ficou ferido, durante uma tentativa de assalto, durante a madrugada desta quarta-feira, em Cascais.
De acordo com a PSP, a vítima tentava socorrer o amigo, de 34 anos, que estava a ser agredido por três indivíduos.
“Até à chegada dos meios de emergência médica, foram realizadas manobras de suporte básico de vida (SBV) à vítima que se encontrava inanimada e prostrada no solo”, pode ler-se numa nota da PSP, enviada às redações.
O homem ferido disse às autoridades que estava a circular na Rua Afonso Sanches em direção ao alojamento local onde se encontrava hospedado e, “sem qualquer interação prévia, foi abordado por três indivíduos do sexo masculino, os quais, em jeito de provocação, tentaram tocar no chapéu que a vítima usava”, pode ler-se na nota.
O indivíduo “interpelou os suspeitos no sentido de cessarem a conduta, tendo nesse instante sido de imediato agredido com três murros na região facial”.
Perante a agressão de que foi alvo, com o intuito de pedir auxílio, a vítima contactou telefonicamente com o seu amigo que se encontrava ali perto, designadamente no estabelecimento de diversão noturna denominado “TAJ”, sito na Travessa da Alfarrobeira, em Cascais.
De acordo com a PSP, quando o amigo chegou ao local, houve “uma altercação verbal entre estes e os três suspeitos, tendo um deles, com recurso a uma arma branca (tipo faca), desferido vários golpes na face, braços e costas das vítimas. A vítima mortal foi agredida com a arma branca nas costas e a com ferimentos ligeiros nos braços e face”.
Os suspeitos acabaram por fugir numa viatura que se encontrava estacionada junto ao local da ocorrência.
Ao local deslocaram-se os bombeiros de Cascais e Estoril, prestando assistência médica necessária e possível, transportando a vítima que se encontrava consciente ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Relativamente à outra vítima, a equipa médica da VMER, confirmou o óbito ainda no local, tendo o corpo sido removido para o cemitério da Guia, em Cascais, através da automaca dos Bombeiros da Parede.