Cavaco Silva rendido à ‘visão estratégica’ de Xangai

O Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, elogiou hoje a “visão estratégica” das autoridades de Xangai, qualificando aquela grande metrópole chinesa como “uma cidade fantástica”.

Cavaco Silva rendido à ‘visão estratégica’ de Xangai

"Esta cidade fantástica desempenha um papel crucial no objectivo comum de intensificação das relações entre Portugal e a China", disse Cavaco Silva, num banquete oferecido pelo líder do governo municipal de Xangai, Yang Xiong.

Xangai – uma metrópole cuja paisagem é dominada por arranha-céus e uma densa rede de vias de elevadas, quase todas construídas nos últimos vinte anos – tem uma área pouco maior do que o Algarve e cerca de 24 milhões de habitantes.

Recordando a anterior visita a Xangai, em Abril de 1994, como primeiro-ministro, o Presidente português afirmou: "Hoje vejo erigido um projecto grandioso, que me foi apresentado "no papel" pelas autoridades de então".

"Processos desta dimensão exigem grande determinação e visão estratégica. Xangai demonstrou ter essas capacidades", acrescentou.

Cavaco Silva iniciou, na segunda-feira, em Xangai uma visita de uma semana à China destinada a reforçar as relações bilaterais e a promover Portugal como "um parceiro fiável" da nova potência emergente na Ásia Oriental.

É a primeira visita de um chefe de Estado português à China desde 2005.

Lusa/SOL