Jorge Sampaio defende ‘agenda europeia de mudança’

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio pediu hoje uma “agenda europeia de mudança” que passe por “coligações de geometria variável” e que defenda “os interesses comuns” dos cidadãos.

Jorge Sampaio defende ‘agenda europeia de mudança’

"Pela minha parte, continuo a pensar que é engodo pretender que a solução dos graves problemas que enfrentamos passa pelo abandono da opção europeia. A meu ver, é erro de estratégia imaginar que o futuro de Portugal, como aliás de qualquer país da Europa, possa ter lugar à margem do processo de integração europeia", disse Sampaio.

O antigo Chefe de Estado falava na Convenção "Novo Rumo", do PS, que durante o dia de hoje decorre na antiga Feira Industrial de Lisboa (FIL).

Para Sampaio, a política "só se renovará se acertar o passo com as sociedades" e "se os cidadãos renovarem a confiança com os partidos", sendo "urgente" combater o desencanto das pessoas pelo sistema político.

Antes de Jorge Sampaio, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, pediu que 3% do PIB "seja consagrado ao ensino superior e à inovação", tendo elogiado Veiga Simão e Mariano Gago, antigos ministros socialistas ligados ao ensino.

Lusa/SOL