“A democracia não acaba no Facebook”

O secretário nacional do PS para a Organização, Miguel Laranjeiro, contrariou hoje a tese do ex-presidente do PSD Marques Mendes, sustentando que em democracia o descontentamento face ao Governo expressa-se no voto e não nas redes sociais.

“A democracia não acaba no Facebook”

Miguel Laranjeiro, deputado do PS eleito pelo círculo de Braga, falava num comício dos socialistas em Barcelos, num discurso em que criticou a actuação do PCP e do Bloco de Esquerda contra o PS, mas, sobretudo, a actuação da coligação PSD/CDS nesta campanha europeia.

"Vamos ajudá-los a terminar com alguma dignidade esta campanha com dignidade", declarou Miguel Laranjeiro.

Mas o secretário nacional do PS para a Organização também respondeu ao apelo feito por Marques Mendes na semana passada, também em Barcelos, segundo o qual os eleitores da área do PSD e do CDS descontentes com o Governo devem desabafar nas redes sociais, não deixando de votar na Aliança Portugal.  

"Para nós, a democracia não acaba no Facebook, ou nas redes sociais. A democracia começa no voto, começa no exercício de um direito cívico", contrapôs o membro do Secretariado Nacional do PS.

No primeiro discurso do comício, o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, defendeu que o voto "é a arma" dos cidadãos e sustentou que as eleições europeias poderão constituir "o primeiro passo para a vitória do PS nas eleições legislativas".

"O PS exige que a União Europeia passe para o primado dos valores e dos cidadãos. Se somos união, temos de ser união nos deveres mas também nos direitos", disse.

Isabel Coutinho, presidente do Departamento de Mulheres Socialistas, também candidata ao Parlamento Europeu, levantou a plateia quando afirmou, com veemência, que "está na hora deste Governo ir embora".

Depois dirigiu-se ao líder do PS: "António José Seguro, tu tens a grande responsabilidade de devolver a este país", declarou.

Lusa/SOL