O contra-ataque russo ao príncipe Carlos

Depois de ter comparado, durante a sua visita oficial ao Canadá, o Presidente russo Vladimir Putin a Adolf Hitler, o príncipe Carlos vê-se agora a braços com o contra-ataque do Kremlin, que exige que o herdeiro da coroa britânica explique o teor das acusações feitas na quarta-feira. 

O contra-ataque russo ao príncipe Carlos

O filho mais velho da Rainha Isabel II terá dito à refugiada judaica Marienne Fergunson, em Halifax, que “Putin está a fazer agora quase o que Hitler fez no passado”.

Uma declaração considerada “inaceitável, ultrajante e baixa”, como referiu o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Alexander Lukashevich.

“Se estas palavras foram mesmo ditas, então, sem qualquer dúvida, as mesmas não representam bem o futuro da monarquia inglesa”, continuou. Também o líder separatista russo, Denis Pushilin, já deu conta da sua indignação, afirmando que a frase do monarca ofende não só o Presidente da Rússia, bem como todos “os russos em geral, uma vez que Putin representa o país que derrotou o fascismo”. 

Recorde-se que Putin e Carlos têm encontro marcado para o dia 6 de Junho, nas comemorações do 70.º aniversário do Dia D, no Norte de França. 

filipa.moroso@sol.pt