Victor Pereira apresenta em Paris A Ditadura de Salazar e a Emigração

Publicado há um mês em Portugal, com o selo da Temas e Debates, o livro A Ditadura de Salazar e a Emigração, de Victor Pereira, é hoje, terça-feira, 27, lançado em Paris, às 18h30, no Consulado Português. 

Apresentada pela historiadora Marie-Christine Volovitch-Tavares, especialista em emigração portuguesa em França, a obra olha o enorme êxodo português para Paris, que se tornou, nos anos 60, na ‘segunda maior cidade portuguesa’.  De 1957 a 1974, foram mais de 900 mil os portugueses a emigrar para França. Tanto que, em 1975 (quando muitos já tinham regressado), a população portuguesa em França chegava às 750 mil pessoas, formando a maior comunidade estrangeira no país. Mas foi no Portugal de Salazar que todos partiram, devido à fome, pobreza e falta de liberdade que se vivia. 

Numa altura em que, uma vez mais, Portugal vê partir grande parte da sua população, A Ditadura de Salazar e a Emigração torna-se particularmente relevante para compreender este fenómeno cíclico português.  

Victor Pereira, francês de origem portuguesa, é professor na Universidade de Pau et des Pays de l’Adour, e tem vindo a desenvolver o seu trabalho de investigação em torno da emigração portuguesa. Regressará, em Junho, a Portugal, para mais duas sessões de apresentação da obra aos leitores, no Porto e em Braga, ainda sem data definida. 

SOL