Quem quer ser cientista?

‘Ser cientista’ é um programa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para pôr alunos no secundário a usar laboratórios, fazer experiências e contactar de perto com quem faz Ciência todos os dias.

As candidaturas estão abertas até 30 de Junho e destinam-se a alunos do 11.º ano que queiram experimentar as áreas de Ciências da Vida e da Saúde, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Matemáticas e da Informação, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ciências Físicas e Ciências Químicas, num programa que vai decorrer de 21 a 24 de Julho na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A actividade é totalmente gratuita e, como se explica no site da Faculdade, a ideia é "proporcionar aos alunos do ensino secundário uma aproximação à realidade da investigação científica pela integração temporária nas rotinas de trabalho de diferentes áreas científicas de Ciências".

Durante os dias em que estiverem a trabalhar de perto com verdadeiros cientistas, os jovens poderão participar em actividades tão diferentes como realizar testes com antibióticos e bactérias, analisar dados recolhidos na estação meteorológica do campus solar de Ciências, analisar o interface gráfico das ferramentas de Bioinformática e fazer ensaios para testar a capacidade de vários carvões activados para a remoção de compostos farmacêuticos detectados na água.
O programa encerra com um congresso no qual os aprendizes de fazedores de Ciência poderão partilhar os resultados das suas investigações.

Veja aqui mais informação sobre como participar:
https://www.fc.ul.pt/pt/noticia/16-06-2014/ser-cientista

margarida.davim@sol.pt