Israel anuncia invasão de Gaza

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu anunciou hoje o início de uma ofensiva militar terrestre contra Gaza, lê-se no site da BBC.

Israel anuncia invasão de Gaza

Passadas as cinco horas de ‘tréguas’ realizadas esta quinta-feira, Israel decidiu avançar com uma ofensiva terrestre. Recorde-se que desde o dia 7 de Julho já morreram mais de 230 pessoas, a maioria civis.

“Após dez dias de ataques aéreos, marítimos e terrestres do Hamas e das sucessivas recusas para acalmar a situação, o exército lançou uma ofensiva terrestre na faixa de Gaza”, lê-se num comunicado emitido pelas autoridades israelitas.

Segundo o mesmo documento, o objectivo é “estabelecer uma realidade na qual os cidadãos de Israel possam viver em segurança” e "esmagar o Hamas".

Um porta-voz do Hamas disse à Reuters que esta ofensiva é “absurda” e que terá “consequências terríveis”.

A agência noticiosa palestiniana Maan informa que está prestes a começar “um bombardeamento intenso em Gaza, através de aviões, artilharia e navios israelitas”.

Já o correspondente da BBC em Telavive disse que os seus colegas jornalistas que estão em Gaza afirmam ter visto tropas israelitas nas praias  daquele território palestiniano.

 

Actualizada às 21h51