Balsemão defende revisão da Constituição

O fundador e militante número um do PSD, Pinto Balsemão, defendeu ontem uma reforma de lei eleitoral e uma revisão da Constituição que equacione a existência de uma segunda câmara no parlamento e a natureza do sistema semipresidencial.

Balsemão defende revisão da Constituição

No jantar de encerramento da sessão legislativa do grupo parlamentar do PSD, na Assembleia da República, Francisco Pinto Balsemão defendeu reformas que considera "fundamentais", como o voto electrónico e a "lei eleitoral, que já devia estar mais do que revista e adaptada às circunstâncias que não têm nada a ver com as circunstâncias da lei eleitoral no tempo em que ela foi apresentada e aprovada".

"Refiro-me também a uma revisão constitucional, que não seja apenas para limpar, mas para equacionar provavelmente questões importante, como a existência de uma segunda câmara, como por exemplo, a própria natureza do sistema de governo semipresidencialista", afirmou.

"São assuntos de fundo, que devem ser debatidos e a sede para esse debate é o parlamento", declarou.

Pinto Balsemão, que coordena as comemorações dos 40 anos do PSD assinaladas este ano, falou também da necessidade de consensos, elegendo o PS e o CDS-PP como os partidos que partilham com os sociais-democratas o mesmo padrão que permite esses compromissos.

"Penso que o PS –  que todos os dias está a dar este triste espectáculo de tardes da má língua e noites da má língua, o que é confrangedor, mas é assim que está a acontecer – tem a mesma visão da democracia de padrão ocidental do que nós. Portanto, é possível esse entendimento, bem como com o CDS", apontou.

O antigo chefe de Governo quis prestar "homenagem" ao actual primeiro-ministro, pela forma como tem governado e lidado com, por exemplo, a coligação com o CDS-PP, "que nem sempre é fácil de gerir".

Lusa/SOL