BES: Página da Internet já tem nova imagem

A página electrónica do Banco Espírito Santo (BES), a partir de agora denominado Novo Banco, a designação dada ao ‘banco bom’ que resultou da separação da instituição, já tem nova imagem. 

Consultando o site www.bes.pt, a página surge com uma nova imagem e a frase "Novo Banco, mais forte e mais seguro", menos de duas horas depois de o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, ter apresentado o plano de capitalização para os problemas financeiros que a instituição atravessa.

O Banco de Portugal anunciou no domingo à noite um plano de capitalização do BES de 4.900 milhões de euros e a separação dos activos tóxicos ('bad bank') dos restantes que ficam numa nova instituição, o Novo Banco. 

O capital é injectado no BES através do Fundo de Resolução bancário. No entanto, como este fundo foi criado há pouco tempo e só tem 380 milhões de euros, a solução encontrada passa por ir buscar o valor restante ao dinheiro da 'troika' destinado ao sector financeiro, em que ainda estão disponíveis 6,4 mil milhões de euros. 

Assim, estima-se que virá do dinheiro da 'troika' entre 4.400 a 4.500 milhões de euros, através de um empréstimo ao fundo de resolução, existindo também uma contribuição extraordinária dos outros bancos que operam em Portugal. Esta ainda está a ser negociada e poderá ascender a cerca de 100 milhões de euros.

Lusa/SOL