BCE mantém taxa de juro directora inalterada nos 0,15%

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter inalterada a taxa de juro directora na zona euro nos 0,15%.

Em Junho, o BCE cortou a taxa de juro directora para o novo mínimo histórico de 0,15% e colocou em valor negativo a taxa de depósitos.

A instituição liderada por Mario Draghi decidiu cortar em 10 pontos base a principal taxa de refinanciamento da zona euro, que estava desde Novembro do ano passado nos 0,25%.

Além disso, manteve em valores negativos (-0,10%) a taxa de depósitos, que estava em zero, para penalizar os bancos que depositam dinheiro na instituição, numa medida inédita com o objectivo de impulsionar o crédito.

Manteve ainda nos 0,40% a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez, através da qual o banco central empresta dinheiro aos bancos a um dia.

A decisão hoje conhecida não surpreendeu os analistas contactados pela Lusa, que antecipavam a manutenção das taxas de juro nos níveis actuais.

O presidente do BCE, Mario Draghi, explicará a decisão numa conferência de imprensa que vai decorrer em Frankfurt, na sede do banco central, ao início da tarde.

Lusa/SOL