Duas sondagens, uma tendência: Dilma recupera e Marina é favorita na segunda volta

Um dado parece claro na campanha para as eleições presidenciais do Brasil: Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) sãs as duas candidatas que disputam a liderança do país para os próximos quatro anos. Aécio Neves, candidato do PSBD, confirma a tendência decrescente da sua candidatura desde a morte de Eduardo Campos, numa acidente aéreo,…

Duas sondagens, uma tendência: Dilma recupera e Marina é favorita na segunda volta

Ontem ao início da noite (00h em Lisboa), duas sondagens publicadas dão conta disso mesmo. Numa projecção do Ibope para o jornal Estado de São Paulo, a ainda Presidente do Brasil recupera três pontos percentuais face à última sondagem realizada há uma semana pelo mesmo instituto – subiu de 34% para 37%. No mesmo sentido, a candidata do PSB cresceu 4 pontos percentuais: na sondagem publicada a 26 de Agosto aparecia com 29% das intenções de voto e agora soma 33%. 

Considerando a margem de erro máxima de dois pontos para mais ou para menos, as duas candidatas surgem empatadas nesta sondagem, já que no limite Dilma teria 35%, que é o máximo a que Marina poderia chegar, segundo escreve o Estadão. 

Na segunda volta, porém, a ambientalista, que concorreu às eleições presidenciais de 2010 pelo Partido Verde, tendo obtido 20% dos votos, consegue aumentar a vantagem sobre a sua adversária petista e ganha mesmo as eleições. Marina Silva lidera com sete pontos de vantagem com 46% das intenções de voto contra os 39% que consegue Dilma Rousseff. Na anterior sondagem, a distribuição das intenções de voto dos brasileiros era de 45% para Marina Silva e 36% para Dilma Rousseff.  

Aécio Neves, por seu lado, caiu quatro pontos numa semana: de 19 para 15% das intenções de voto e parece consolidar-se como o candidato melhor colocado em terceiro entre os mais votados a 5 de Outubro, dia em que os brasileiros vão às urnas. Mas Neves pode também ficar para a história como o primeiro candidato do PSDB a não conseguir chegar ao segundo turno de umas presidenciais em 20 anos. 

Na sondagem da Datafolha para a Folha de São Paulo, também publicada ontem ao início da noite, Marina aparece a crescer menos face à última sondagem publicada pelo mesmo instituto e empatada com Dilma. A ainda Presidente do Brasil soma 35% das intenções de votos e a ex-senadora 34%. Na projecção anterior, publicada na sexta-feira, as duas candidatas estavam numericamente empatadas com 34% das intenções. No entanto, Marina vinha de um crescimento de 13 pontos percentuais em relação à pesquisa realizada entre 15 e 18 de Agosto. 

Aécio Neves aparece nesta sondagem com 14% das intenções de voto, menos um ponto percentual do que na anterior. 

Na simulação da segunda volta, a vantagem de Marina sobre Dilma é agora de sete pontos percentuais: 48% das intenções de voto contra 41%. Na semana passada, a vantagem ex-ministra de Lula sobre a sucessora de Lula era de 10 pontos percentuais (50% contra 40% das intenções de voto). Contra Aécio, Dilma venceria a segunda volta por 49% contra 38% do social-democrata. 

As presidenciais do Brasil estão marcadas para dia 5 de Outubro. A segunda volta acontece no dia 26. 

Deverão votar nestas eleições 143 milhões de brasileiros, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Este número representa um aumento de 5% de eleitores que estavam em condições de votar nas presidenciais de 2010.

ricardo.rego@sol.pt