Medicina na Universidade do Porto é o curso com a média mais elevada de 2014

Apenas um curso superior registou este ano a nota mínima de acesso (95,0) na 1.ª fase do concurso de acesso, que volta a ter no curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto a média de entrada mais elevada, de 182,7 valores.

De acordo com os dados divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), o curso de Ciências de Desporto, da Universidade da Beira Interior (UBI), foi o único a registar a nota mínima como média de acesso, mas houve 14 cursos cuja nota de candidatura do último colocado foi inferior a 100 valores.

Entre esses encontram-se, por exemplo, Ciências da Linguagem e Sociologia, da Universidade Nova de Lisboa, Ciências da Cultura, da UBI, Ciência Alimentar, da Universidade de Trás-os-Montes, Marketing, do Instituto Politécnico da Guarda, ou Enfermagem, do Instituto Politécnico de Portalegre.

A média de candidatura mais elevada voltou a pertencer ao curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que com os 182,7 valores registados melhorou a nota média de 2013, que foi de 181 valores.

A segunda média mais elevada pertence ao curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, com 181 valores, e a terceira melhor média de candidatura foi registada pelo curso de Engenharia Aeroespacial, do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa.

Entre os cursos de Medicina, que como em anos anteriores voltam a preencher todas as vagas na 1.ª fase de colocações, a nota de entrada mais baixa foi registada pelo curso da UBI, com 172,5 valores.

Entre os 1.071 cursos disponíveis, 20 registaram médias de entrada superiores a 170 valores, maioritariamente formações em medicina ou engenharias.

Em comunicado, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) destaca o facto de ter, pelo sétimo ano consecutivo, a nota mais alta de acesso ao ensino superior do país, interpretando este dado como “um indicador da qualidade do ensino médico realizado na instituição”, mas também como um “incentivo para fazer mais e melhor”.

No comunicado, a FMUP recorda ainda que, nos últimos 14 anos, liderou 13 vezes o “ranking das Faculdades mais exigentes”, com notas que oscilaram entre os 181,0 e os 187,5 valores.

No concurso deste ano, a nota mínima de ingresso registada pelo último colocado foi de 182,7 valores, de acordo com os resultados divulgados pelo Ministério da Educação e citados pela FMUP.

A FMUP disponibilizou este ano 245 vagas pelo contingente geral.

Os números de acesso à 1.ª fase do concurso estão disponíveis na página de Internet da DGES, em http://www.dges.mctes.pt.

Lusa / SOL