Morreu Lukánikos, a mascote dos protestos contra a troika na Grécia

Lukánikos, o cão que em 2011 se tornou na mascote das manifestações contra o programa de assistência financeira imposto pela troika à Grécia, morreu hoje, com 10 anos, de ataque cardíaco.

Morreu Lukánikos, a mascote dos protestos contra a troika na Grécia

O cão, de cor de canela, ganhou notoriedade internacional no início do verão de 2011, quando dezenas de milhares de manifestantes se manifestavam defronte do parlamento grego, que se preparava para adoptar medidas de austeridade, antes do fracasso do primeiro resgate financeiro do país, adoptado um ano antes.

Lukánikos ("salsicha" em grego), que desde 2008 vivia na praça de Syntagma, em Atenas, em frente ao parlamento, decidiu juntar-se aos manifestantes que organizavam diariamente protestos contra a troika.

O cão estava sempre na primeira fila das manifestações, ladrando aos polícias, que respondiam aos protestos com granadas de gás lacrimogéneo.

A notoriedade de Lukánikos levou-o a ser alvo de reportagens da imprensa mundial, designadamente da BBC, CNN e de al-Jazeera. 

Em 2011, a revista "Times" incluiu Lukánikos entre as centenas de personalidades do ano com o nome "O cão dos distúrbios" e, na Grécia, o semanário pró-governamental "To Vima" nomeou-o "Personalidade do Ano".

Lukánikos nasceu como um cão de rua e foi adoptado desde pequeno pelo Sr. Aquiles, um pensionista que vivia num bairro no centro de Atenas, mas o animal preferia viver na rua, na praça Syntagma.

Finalmente, já com oito anos, decidiu "aceitar" o convite de Sr. Aquiles e deixar a rua.

Lukánikos morreu sossegado, de ataque cardíaco, enquanto dormia no sofá do Sr. Aquiles e o veterinário que o tratou é de opinião que os gases lacrimogéneos contribuíram para danificar o seu sistema respiratório. 

JornalSOL