Os melhores municípios para viver em 2014

Em 2014, o Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) voltou a convidar os municípios a apresentarem projectos emblemáticos em diversas áreas de actuação.

Tal como no ano passado, a distinção Melhores Municípios para Viver – M2V 2014, de que o SOL é parceiro – destaca territórios que sobressaíram em três áreas: Social/Sociedade, Ambiente e Economia.

São projectos inovadores que permitem melhorar a qualidade de vida dos cidadão e distinguem estes concelhos no panorama nacional. No texto abaixo explica-se o projecto de Torres Vedras, premiado na área Social. Os restantes serão apresentados nas próximas semanas.

A 12 de Novembro será realizada uma conferência nacional no Instituto Politécnico de Tomar.

Em Torres Vedras, 'todos à escola'!

'Yes', 'Dó, Ré, Mi', 'Ser a Brincar' ou 'Splash'. Estes são os nomes de algumas actividades do projecto 'Todos à Escola' – facultativo, gratuito e acessível a todas as crianças que frequentam o 1.º ciclo da rede pública de ensino do concelho de Torres Vedras, o vencedor da categoria Social na iniciativa Melhores Municípios Para Viver 2014.

E os mais novos parecem gostar, já que a adesão ao programa foi sempre superior a 98% dos alunos. São aulas de inglês, música, teatro, empreendedorismo, natação, golfe, râguebi, surf ou andebol, num projecto extra-curricular que vigora durante todo o ano escolar – articulando com as famílias uma ocupação útil dos tempos livres das crianças e promovendo o seu espírito criativo, a identidade cultural, os hábitos de vida saudáveis e a responsabilidade social .

O 'Todos à Escola' foi pensado para proporcionar experiências pessoais e sociais distintas das vividas durante as aulas, mas com o objectivo de as complementar e procurando tornar a escola mais atractiva. Uma experiência orientada, nomeadamente, para o domínio de uma língua estrangeira e dando acesso à adaptação ao meio aquático para todos os alunos. Recorde-se que o município tem 20 km de costa, mas também, uma área rural muito extensa.

Trocando por miúdos:

– no 'Yes' trata-se da aprendizagem da língua inglesa para todos os anos de escolaridade;

– o 'Dó, Ré, Mi' fomenta o desenvolvimento da literacia musical dos alunos do 3.º e do 4.º ano;

– 'Ser a Brincar' serve para exercitar a expressão dramática dos alunos do 1.º e do 2.º ano;

– os 'Ateliês Empreender Criança' têm como vocação educar para o empreendedorismo e para a literacia financeira todos os alunos do 3.º e do 4.º ano;

– 'Splash' traduz-se numa actividade de natação e de adaptação ao meio aquático para todos os alunos do 3.º e do 4.º ano de escolaridade;

– a 'Mexe-te' promove a actividade física e desportiva em todos os anos de escolaridade, havendo ainda o enfoque na aprendizagem de golfe, rugby, surf ou andebol.

Parcerias com escolas

Neste último ponto, pretendeu-se potenciar as valências do município. As aulas de golfe foram criadas nas escolas com proximidade geográfica a campos da modalidade. Também se aproveitou o facto de dois munícipes serem antigos atletas da Selecção Portuguesa de Râguebi para criar esta modalidade em escolas com proximidade geográfica de campos adaptáveis a este desporto.

O sucesso e os bons resultados alcançados, há alguns anos, por uma equipa de andebol do município serviram de inspiração para implementar a modalidade em escolas perto de pavilhões aptos para o seu ensino e prática.

No caso do surf, foi uma escolha pensada para as escolas localizadas na costa – Torres Vedras recebe anualmente diversos campeonatos das várias modalidades dos desportos de ondas, todos inseridos no evento Ocean Spirit.

Em todos os casos tem havido parcerias com os agrupamentos de escolas, com proprietários de equipamentos, com federações ou com o tecido associativo do concelho, que tem tido papel essencial. A selecção dos professores, segundo o princípio da continuidade pedagógica, cria postos de trabalho para profissionais em situação de desemprego. E a preocupação com a segurança das crianças financia a contratação de assistentes operacionais, através de parcerias estabelecidas com as diversas juntas de freguesia do concelho.

'Todos à Escola' permite, finalmente, acentuar as competências da autarquia em matéria de educação, dinamizar o tecido associativo concelhio, promover a participação de outros profissionais nas escolas, dar uma resposta mais equitativa às famílias e, como corolário, criar abertura para o desenvolvimento de uma escola mais viva, multifacetada, criativa e inteligente.