Venda de casas baixou no primeiro semestre

Apesar de algum optimismo no mercado imobiliário e de haver há muito o desejo de um crescimento das vendas, nestes últimos meses esse aumento não se tem verificado ao mesmo ritmo de 2013. Mesmo que não sejam os números preocupantes de outros tempos, o certo é que no primeiro semestre deste ano registou-se um decréscimo…

De acordo com informação fornecida pelo IRN – Instituto de Registos e Notariado, foram registadas até Junho mais de 25 mil transacções no âmbito do serviço Casa Pronta.

Em termos consolidados, os balcões Casa Pronta foram responsáveis, desde a sua implementação em Julho de 2007, por cerca de 412 mil procedimentos/títulos, dos quais 6,1% foram registados no primeiro semestre de 2014.

Quanto ao número de balcões Casa Pronta, em Junho passado havia 335 espalhados pelo país. Houve uma descida de 0,6% face aos 335 no primeiro semestre de 2013.

Nos primeiros seis meses do ano verificou-se também que o mês mais dinâmico, o que registou um maior número de transacções de imóveis, foi Maio.

E considerando também os meses de Janeiro a Junho, Lisboa, Porto, Aveiro, Setúbal, Braga e Viseu foram os distritos que se destacaram relativamente ao número médio de procedimentos efectuados. Já no acumulado de Julho de 2007 a Junho de 2014 os distritos mais dinâmicos em termos de registos através do Casa Pronta foram sensivelmente os mesmos e quase na mesma ordem: Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Setúbal. Estes cinco distritos tiveram um peso combinado de 53,5%, cerca de 220 mil ocorrências.

Já no que se refere aos menos representativos, até Junho salientaram-se os distritos de Portalegre, Bragança, Évora, Castelo Branco juntamente com a Região Autónoma da Madeira.

Média de 12 procedimentos mensais por balcão

Quanto ao número mensal de procedimentos/títulos por balcão Casa Pronta, fixou-se em 18 ocorrências na média entre Julho de 2007 e Junho de 2014. Mas no primeiro semestre deste ano, tendo em conta a deterioração no sector imobiliário, a média de procedimentos não foi além dos 12.

Voltando à análise de âmbito distrital, houve uma grande amplitude de resultados. Os valores médios mensais mais elevados, por balcão, registaram-se em Lisboa, Porto, Braga e Setúbal. Os mais baixos aconteceram em Portalegre, Beja, Bragança, Évora e na Região Autónoma da Madeira.

 Fonte: Gabinete de Estudos da APEMIP

piedade.pedro@gmail.com