Como conseguir mesa num dos melhores restaurantes do mundo

Heston Blumenthal é considerado um dos melhores chefs do mundo e o seu restaurante The Fat Duck, em Inglaterra, é uma das ‘mecas’ culinárias. Em Janeiro o restaurante original vai fechar, abrindo no mês seguinte em Melbourne, na Austrália, para um período de seis meses. A corrida às vagas, para refeições que custam 367 euros…

Antes mesmo de o site de reservas – através de um sorteio tipo lotaria – estar disponível, já alguns grupos, principalmente ligados à área financeira da cidade australiana, tinham contratado empresas de informática para tentarem viciar os resultados. Pelo menos 100 reservas, para grupos entre duas e seis pessoas, foram conseguidas desta forma, estando agora a ser vendidas a amigos e sócios, ou até desconhecidos, através de sites e trocas de email.

Chef Heston Blumenthal

Segundo o site australiano goodfood.com, entraram no sorteio quase 90 mil reservas, para um total de 14 mil disponíveis, e pelo menos 100 foram conseguidas através do esquema, por três grupos de pessoas diferentes. Dois desses grupos confessaram isso ao site. "Descobrimos que era muito fácil conseguir múltiplas reservas", afirmou uma das pessoas envolvidas.

Um dos grupos está a vender parte das 50 reservas conseguidas, a amigos ou associados, a preço de custo. Um segundo grupo pede 500 dólares australianos (350 euros) de lucro, vendendo os lugares a 717 euros por cabeça. O último grupo, segundo o godfood.com, estará ligado a empresas que levam turistas asiáticos endinheirados para os casinos australianos da região de Melbourne, entre os quais o resort Crown Melbourne, onde vai abrir o restaurante The Fat Duck.

O sorteio dava aos vencedores 14 dias para pagarem e finalizarem a reserva, havendo margem para encontrar interessados na vaga que concluíssem depois a transacção.

emanuel.costa@sol.pt