Gestor da BES Vida saiu após tentar fazer operação com activos do BES

Um antigo gestor da BES Vida foi forçado a abandonar a seguradora após tentar realizar uma operação com activos do BES, revelou hoje no parlamento o presidente do Instituto de Seguros de Portugal (ISP).

Gestor da BES Vida saiu após tentar fazer operação com activos do BES

A operação, disse o presidente do ISP, José Almaça, foi "feita e anulada no mesmo dia" e deu-se já com o Novo Banco firmado, ou seja, depois da medida de resolução de 03 de Agosto, revelou o responsável no parlamento, na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).

Sem querer revelar o nome do gestor em causa, José Almaça haveria de confirmar que o administrador que abandonou o BES Vida foi António Soares, único nome que renunciou ao cargo desde então, lembrou a deputada do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Mortágua, referindo-se a comunicações endereçadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

António Soares tentou colocar activos do BES na BES Vida depois de o supervisor dos seguros ter dado ordens para que as seguradoras do grupo não conduzissem operações sem autorização superior.

O responsável está desde as 09:10 na comissão parlamentar de inquérito à gestão do GES e do BES, marcando a sua audição o arranque do segundo dia de trabalhos da comissão.

De tarde, pelas 15:00, a comissão de inquérito ouve o presidente da CMVM, Carlos Tavares.

A comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES arrancou na segunda-feira e no total serão ouvidas cerca de 130 personalidades ligadas directa e indirectamente ao assunto.

Lusa/SOL