"Mantemos o segundo período de greve e, em termos de adesão neste segundo período de greve, achamos que andará dentro dos mesmos números verificados no primeiro período, na ordem dos 98%", disse o membro da direcção do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) Nuno Fonseca, à Lusa.
A 15 de Outubro, o SNPVAC entregou um pré-aviso de greve de quatro dias, repartido em dois períodos: o primeiro foi a 30 de Outubro e a 01 de Novembro e o segundo será a 30 de Novembro e a 02 de Dezembro.
Embora reconheça que esta greve irá prejudicar os passageiros da transportadora aérea, Nuno Fonseca afirmou que "o impacto será mais reduzido uma vez que, tal como aconteceu durante o primeiro período de greve, a TAP fez um excelente trabalho na alteração dos voos e no recurso a outras companhias aéreas".
O responsável denunciou que "há um incumprimento muito grande por parte da TAP" face ao acordo de empresa de 2006, bem como a "pressão sobre os tripulantes e a aplicação de faltas injustificadas entre o primeiro e o segundo período de greve".
Na quarta-feira, o sindicato reiterou a intenção de manter a greve dos tripulantes de cabine da TAP, prevista para domingo e terça-feira, por considerar que as conversações com a empresa foram infrutíferas.
Na quinta-feira, fonte oficial da companhia aérea disse à Lusa que a TAP contactou a "larguíssima maioria dos passageiros" com voos marcados para domingo e terça-feira para reprogramarem as suas viagens e que encara a greve de dois dias com "absoluta tranquilidade".
A mesma fonte adiantou que, quando foi entregue o pré-aviso de greve, a companhia suspendeu a venda de viagens para os dias em causa e, entretanto, a "larguíssima maioria dos passageiros" já reprogramou as suas viagens.
Por isso, a companhia liderada por Fernando Pinto encara com "absoluta tranquilidade" a paralisação dos tripulantes, lamentando "todo o impacto negativo que a greve terá para os passageiros e para a empresa".
Em causa, acrescentou, estão prejuízos diários de cerca de cinco milhões de euros, além de afectar a "reputação e imagem da TAP".
Entretanto, os trabalhadores da SPdH (Groudforce), PORTWAY e empresas de trabalho temporário no 'handling' (assistência nos aeroportos), afectos ao Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), vão realizar uma greve de 24 horas na segunda-feira, dia 01 de Dezembro.
Os trabalhadores reivindicam a negociação e a criação de um contrato colectivo para o sector do 'handling', que abranja todos os trabalhadores independentemente do operador.
Lusa/SOL