Portas anuncia amanhã proposta para repor feriado do 1º de Dezembro

O Conselho Nacional do CDS vai reunir amanhã em Elvas e um dos principais pontos da agenda vai ser a apresentação de uma proposta do líder do partido, Paulo Portas, para repor o feriado do 1º de Dezembro, eliminado da legislação na sequência da aprovação do novo Código do Trabalho em 2012.

Portas anuncia amanhã proposta para repor feriado do 1º de Dezembro

Na altura, quando foram eliminados os dois feriados civis e os dois feriados religiosos – o 5 de Outubro e o 1º de Dezembro, e os feriados do Corpo de Deus e o de Todos os Santos – ficou fixado que esta supressão teria a duração de cinco anos, período após o qual seria equacionada a reposição de pelo menos um de cada.   

A reunião do órgão máximo entre congressos dos centristas tem por objectivo preparar e mobilizar o partido para o ano de 2015, que será marcado por eleições legislativas, visando criar um "contrato de confiança" com eleitorado e militantes, segundo Nuno Magalhães.

Fora da ordem de trabalhos vai ficar seguramente qualquer discussão sobre a renovação de uma coligação do CDS com o PSD para as legislativas do próximo ano.

Uma das novidades vai ser a criação do programa de um gabinete de estudos que irá começar a preparar as bases de um "contrato de confiança com os portugueses", dirigido por Graça Moniz e coordenado pela vice-presidente do partido e ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

"Uma coisa é independente da outra. O gabinete de estudos servirá para o programa do CDS se a opção for concorrer sozinho ou será um contributo para um programa comum ", declarou Nuno Magalhães.