Cifial: uma marca centenária a olhar para o futuro

O ano passado fechou com sentimentos mistos no mercado imobiliário. Depois de algumas quebras manteve-se um ligeiro optimismo com a perspectiva de crescimento da economia e do sector. E, apesar de todas as dificuldades dos últimos anos, nem todas as empresas tombaram perante a crise, sobretudo quando já viveram outras no passado. É o caso…

O Grupo actua nos sectores de torneiras e acessórios de casa de banho; ferragens, fechaduras e controlo de acessos; louça cerâmica sanitária; fundição de latão e fabricação de moldes e ferramentas. Um mercado que domina há mais de um século e cujos produtos são mais de 80% para exportação. A investigação, a inovação e o design têm sido sempre apostas da empresa – que lhe valeram já vários prémios internacionais e a colocaram entre as melhores do mundo.

Por isso, a empresa não teme crises. “Ao longo dos nossos 110 anos de história passámos por muitos ciclos económicos e conflitos, como as guerras mundiais, a instabilidade dos anos 60 e 70 ou a concorrência asiática. Em todos os momentos procurámos soluções. Diversificámos as nossas actividades, internacionalizámos a empresa e estabelecemos a inovação como um dos nossos pilares. Conseguimos sempre, mesmo nos momentos mais difíceis, adaptarmo-nos ao mercado”, revela Luísa Marques Rola, presidente executiva da Cifial.

A responsável está optimista quanto ao momento actual do mercado nacional. E revela mesmo que na componente imobiliária e de hotelaria há um regresso de investidores internacionais, o que pode ajudar a dinamizar projectos parados ou novos projectos. O mercado da reabilitação também tem vindo a crescer, criando interessantes oportunidades.

Expansão internacional

Também a procura por projectos e habitações de luxo aumentou. E cada vez mais as empresas têm a consciência de que o cliente está mais exigente, pelo que sentem mais necessidade de se adaptarem rapidamente aos padrões de qualidade, de forma a sustentarem os seus negócios. “Esta situação está a levar a um número crescente de projectos de renovação, nomeadamente na área da hotelaria, que beneficia o sector”, salienta Luísa Marques Rola.

A CEO da Cifial garante que está atenta ao crescimento de produtos de elevada qualidade e design, e por isso encontra-se disponível para ser parceira das empresas de construção, arquitectos e demais stakeholders do sector.

O mercado, de resto, está a mostrar um novo dinamismo. Os últimos anos foram negros para as empresas portuguesas, mas as estatísticas do mais recente Observatório de Insolvências e Constituições de Empresas da IGNIOS são positivas. É significativa a diminuição do número de empresas que fecharam portas em Novembro: menos 10% do que em Outubro e menos 25,4% face a Novembro de 2013. Números encorajadores para a economia portuguesa e sobretudo para os empresários.

Para a Cifial, os projectos de expansão não param. Desde a década de 60 que a empresa iniciou a internacionalização, com a entrada nos Estados Unidos – que diversificou mercados e receitas. Essa estratégia teve continuidade. “Hoje estamos presentes directamente nos EUA, Reino Unido, Espanha, Polónia, através de empresas participadas, e disponibilizamos os nossos produtos em mais de 80 países nos cinco continentes”, adianta a responsável.

Novos projectos em 2015

O grupo Cifial estima ter atingido em 2014 uma facturação de 17 milhões de euros, comemorando o seu 110.º aniversário com um crescimento de cerca de 20% da sua actividade. Para 2015 tem como objectivo o desenvolvimento do negócio, tanto em Portugal como a nível internacional.

“Estamos atentos aos ciclos económicos nas várias regiões a nível mundial e ao desenvolvimento dos sectores de construção civil e obras públicas, de hotelaria e escritórios, de forma a explorar oportunidades de negócio. Mas também estamos apostados em aumentar a nossa penetração no mercado português. Queremos levar os nossos produtos de qualidade a cada vez mais projectos em Portugal”, conclui Luísa Marques Rola.

piedadepedro@gmail.com