Se a Grécia sair do euro, Portugal ficará a perder

Esta tragédia grega contemporânea já se arrasta desde 2008, pelo menos, mas em 2015, conhece novos capítulos com o governo de coligação do Syriza  (ele próprio uma coligação)determinado a não pedir novos empréstimos à troika, devido às pesadas condições que são exigidas como contrapartida, a situação encaminha-se para um impasse. Não deverá haver outro resgate…

Segundo li, as reservas gregas de moeda forte duram mais dois meses. Depois disso, quem irá pagar os bens e serviços essenciais na Grécia?

A Grécia, que nunca devia ter entrado, pode agora sair do euro. Isso será muito complicado, mas de certeza que não é impossível. O líder do Syriza, Tsipros, já disse que “não tem um, fetiche pelo euro”

Em Portugal, o único partido com assento parlamentar que defende a saída do euro é o PCP. O Bloco, ideologicamente mais parto do Syriza, não defende essa solução. E os outros partidos parlamentares são, na esmagadora maioria, contra.

Caso a solução seja a solução a saída da Grécia do euro encontrada, não tenho dúvidas que a nova moeda grega cairá muito nos mercados, algo entre 20% e 50%. Em consequência, a inflação disparará ma Greécia, os bens importados ficarão mais caros nessa nova moeda local, e as exportações ficarão mais baratas. Este é um ponto importante para Portugal, pois os dois países são  concorrentes directos no importante mercado do turismo.

De qualquer forma, penso que os gregos ainda irão sofrer muito.