Um mundo de opiniões

Li hoje no SOL que os analistas do banco espanhol BBVA avaliam o Novo Banco em 4,8 mil milhões de euros. Esta estimativa fica mais ou menos a meio caminho entre a minha (6 mil milhões), e a que foi posta a circular na comunicação social (3,5 mil milhões).

Como são possíveis diferenças tão grandes? Bem, a economia e a gestão não são ciências exactas. Se fossem, bastava introduzir os números num computador e teríamos, automaticamente, o valor do Novo Banco. Como são ciências humanas, avaliar acções é um trabalho feito por analistas financeiros, que usam critérios e estimativas diferentes. Avaliar uma empresa é uma questão de opinião.

Por isso é que há bolsas de valores, com um jogo constante entre compradores e vendedores. Uns ganharão dinheiro, para no dia seguinte o perderem. Avaliar uma empresa, guardando alguns parâmetros, é uma questão das opiniões dos analistas.

No caso do Novo Banco, e da avaliação feita pelo BBVA, há mais um pormenor: não me lembro de o BBVA faz parte da lista dos compradores do novo banco, mas se fizer, é lógico que queira baixar o preço. Eles queriam reduzir a sua actividade em Portugal, com fecho de balcões e despedimento de pessoas, mas pode ser que um activo tão interessante como o novo banco os faça mudar de opinião.