Cavaco Silva defende Europa mais solidária e inclusiva

O Presidente da República afirmou hoje em Paris, após o seu primeiro encontro com o homólogo François Hollande que é necessário construir uma Europa mais solidária e inclusiva para combater problemas como o desemprego. 

Cavaco Silva defende Europa mais solidária e inclusiva

"Os esforços individuais de cada Estado membro são importantes, mas só por si não são suficientes para alcançar o resultado satisfatório na zona do euro e combater este elevadíssimo número de desempregados que ainda existe na Europa, um número se aproxima de é de 26 milhões", afirmou Aníbal Cavaco Silva numa declaração conjunta com François Hollande no Palácio do Eliseu.

"É necessária uma visão mais integrada e política, uma coordenação reforçada que permita corrigir os desequilíbrios (…) é necessário construir uma europa mais solidária e mais inclusiva", afirmou.

Para o chefe de Estado português "são muitas as questões europeias e internacionais que beneficiam de um diálogo e de uma concertação intensa como é o caso da segurança interna e das fronteiras da União Europeia, o relançamento do crescimento económico na Europa e o desenvolvimento de políticas nos investimentos estruturais".

Após o encontro de cerca de uma hora com François Hollande, Cavaco Silva sublinhou nesta declaração que Portugal está empenhado no reforço das relações com França, as quais disse estarem "muito sólidas", sendo um dos principais parceiros económicos.

"Esta relação reforçou-se" nos últimos anos e França é o segundo maior investidor estrangeiro depois de Espanha, acrescentou o chefe de Estado.

O Presidente da República disse ainda que falou com Hollande acerca das reformas que têm sido implementadas em Portugal no âmbito do programa de ajustamento e do "excelente entendimento politico entre os dois países deve ser aproveitado para tirar partido no quadro da União Europeia quer noutros fóruns relevantes".

O Presidente francês congratulou-se com a visita de Cavaco Silva afirmando que há 10 anos que o Eliseu não recebia um Presidente português.

Sobre Portugal, o Presidente francês disse que "conheceu uma austeridade muito dura mas o país está no caminho do crescimento".

"Queremos juntos desenvolver essa perspectiva de desenvolvimento", concluiu o Presidente francês.

O encontro com o Presidente francês encerrou a deslocação de dois dias de Cavaco Silva a Paris, onde teve encontros na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), com representantes da comunidade portuguesa e com investidores franceses, tendo destacado, nas suas várias intervenções, o desempenho positivo da economia portuguesa após o programa de ajustamento.

Lusa/SOL