Confrontos em Frankfurt antes da inauguração do edifício do BCE

Manifestantes anti-capitalistas entraram em confronto com a polícia antimotim, perto da nova sede do Banco Central Europeu (BCE), na madrugada desta quarta-feira em Frankfurt, na Alemanha.

Confrontos em Frankfurt antes da inauguração do edifício do BCE

Oito polícias foram feridos à pedrada e cerca de 350 manifestantes foram detidos. Segundo as autoridades, os manifestantes atiraram pedras aos agentes, pegaram fogo a caixotes do lixo e muitos carros da polícia foram incendiados, escreeve a Reuters.

Os manifestantes bloquearam ainda várias ruas, recorrendo a pneus em chamas.Várias pessoas estavam à porta do novo edifício, horas antes da cerimónia da abertura, e as autoridades tentaram retirá-los do local, utilizando um canhão de água.

O grupo anti-capitalista "Blockupy" convocou um dia de protesto para hoje, coincidindo com a inauguração da sede do BCE. No total, 10 mil pessoas vindas de toda a Europa são esperadas em Frankfurt.

“O nosso protesto é contra o BCE, como membro da troika, que apesar de não ter sido eleito democraticamente, está a impedir o trabalho do governo grego. Queremos que as políticas de austeridade terminem”, afirmou Ulrich Wilken, um dos organizadores do protesto e membro do Blockupy.

Centenas de carros da polícia cercavam as duas torres de vidro do BCE e arame farpado foi colocado ao longo do perímetro de segurança, constatou um jornalista da agência France Presse.

"Apelámos a protestos pacíficos e, claramente, manifestantes que não fazem parte do Blockupy juntaram-se, "lamento-o", declarou no local à AFP Herman Schaus, deputado regional e membro do partido da esquerda radical Die Linke.

Sindicatos, ONG como a Attac e partidos de esquerda europeus como o Die Linke integram o colectivo Blockupy, que vê no BCE um dos principais arquitectos das políticas de austeridade impostas a vários países europeus.

A cerimónia no BCE estava prevista para começar às 10h e para as 13h está marcada uma concentração do Blockupy no centro histórico da capital financeira alemã, com vários discursos, seguida de uma marcha pelas ruas do centro da cidade a partir das 16h.

A polícia de Frankfurt mobilizou vários milhares de homens, dezenas de canhões de água, bem como helicópteros.

* com Lusa