BES: Activos empolados antes do colapso

Os actos de gestão praticados no BES nas  semanas anteriores à intervenção do Banco de Portugal (BdP),  como as cartas de conforto a credores do GES na Venezuela, têm sido apontados como a principal causa para o colapso do banco. Mas os activos empolados nas contas do BES tiveram um papel determinante na saúde financeira…

BES: Activos empolados antes do colapso

Quando o BES foi intervencionado, em Agosto de 2014, o BdP fez-lhe a primeira intervenção cirúrgica: separou os activos bons dos problemáticos, passando os primeiros para o Novo Banco e os segundos para o banco 'mau'. Sem o diagnóstico completo, e apenas com as contas semestrais do BES disponíveis, foi encomendada uma auditoria à PricewaterhouseCoopers (PwC) para validar o balanço do banco.

Em Dezembro do ano passado,  chega a radiografia e todos os créditos e activos artificiais ficaram expostos. Segundo o relatório da PwC, «os ajustamentos ao valor dos activos em base consolidada […] totalizam 4.852 milhões de euros, antes do efeito da fiscalidade, o que corresponde a cerca de 6% do respectivo valor contabilístico à data da aplicação da medida de resolução ao BES».

Ou seja, descobria-se um empolamento de 6% nos activos totais do BES quando o banco foi resgatado, com operações semelhantes às que ocorreram em Angola. Só 1,2 mil milhões de euros foram correcções aos valores de créditos e outros 759 milhões ao registo contabilístico de activos imobiliários.

Ao que o SOL apurou, um mecanismo utilizado em Portugal para mascarar as contas ocorria nos chamados pagamentos em dação. Quando um devedor não consegue pagar uma dívida, o banco pode exercer o penhor sobre o activo que serviu de garantia – uma casa, por exemplo. Mas o BES registava esse imóvel a um preço superior ao de mercado, para não penalizar as contas.

felicia.cabrita@sol.pt
joao.madeira@sol.pt

Condomínio de luxo era apenas um engodo