Discoteca ou leitaria?

Numa das últimas festas a que fomos, vi dois ou três clientes serem postos na rua por indecência e má figura. Estavam num estado tal que ou caíam para cima dos outros ou entornavam as bebidas naqueles que nada tinham a ver com o filme. Os seguranças não foram simpáticos, mas não bateram em ninguém,…

Mas há aqueles que depois de estarem mais embriagados do que o Vasco Santana no Pátio das Cantigas ainda se armam em heróis quando desafiam os seguranças das discotecas. Nunca percebi se têm algum seguro especial ou se só são parvos por natureza. Independentemente do factor, penso que as autoridades policiais continuam a ser tacanhas em não criarem uma Polícia especial para a noite. A importância da animação nocturna para o turismo já é considerável e não se justifica que ainda seja olhada como uma actividade de marginais. É óbvio que à noite se cometem excessos e se as autoridades policiais estiverem por perto poderão amenizar os problemas. Tanto para os clientes como para os seguranças, pois estes quando se debatem com verdadeiros mafiosos, que importunam os noctívagos e a eles próprios, também precisam da protecção policial, antes que tudo descambe num arraial de pancadaria, para não dizer de tiros e afins.

A noite fez-se para a diversão e não conheço nenhum bar ou discoteca que venda leite. Se assim fosse, seria uma leitaria e não um local de animação nocturna. Logo, é previsível que alguns não percebam que o álcool também sobe à cabeça e façam disparates. Muitas vezes, apenas precisam de um 'aconselhamento' para irem refrear os seus ímpetos.

Uma nota final: será que os pais não sabem os filhos que têm em casa? Será que os aconselham a terem juízo quando estão 'montados na égua brava', como diz um amigo meu? É que faz pena… 

vitor.rainho@sol.pt